segunda-feira, 9 de março de 2009

QUANDO O SENHOR RESTAURA A SORTE (Sl 126)

Os salmos 120 a 134 são denominados “Cânticos de subida”. Subida, nesse contexto, significa Romagem. Eles eram cantados quando povo de Israel subia a Jerusalém para adorar no templo. O salmo 126 é, portanto, um desses cânticos, e era cantado para celebrar um grande livramento de opressão.

O povo de Israel foi para o cativeiro babilônico por um castigo de Yahweh[i] pelo fato de terem abandonado a fé. A oração do povo era essa: RESTAURA-NOS, Ó SENHOR.
Agora o povo está de volta a Sião, arrependido, o coração jubiloso cheio de gratidão e louvor.

O povo de Israel estava pulando de alegria, na boca do povo havia riso e na língua júbilo. Todo o mérito foi dado a Yahweh, foi Ele que trouxe os cativos de volta pra Jerusalém.
Restauração aqui nesse texto não quer dizer apenas libertação, mas também “recuperar a dignidade”. A reclamação e a dor foram substituídos por risos e cânticos de alegria, a ponto de outras nações reconhecerem que Yahweh foi quem operou essa maravilha.


O salmo vai se transformando em uma oração onde o salmista usa duas figuras:
A primeira é o deserto do Neguebe (hb seco). Neguebe não é um rio, é uma região muito árida e seca onde no período de chuva caiam chuvas torrenciais ou chuvas serôdias, as águas caiam pelos montes até atingirem o deserto do Neguebe que ficava na parte mais baixa da região. O lugar era deserto, feio, mas depois da chuva se tornava um lugar belo, muito verde e muitas flores. A vida naquele lugar era restaurada.

A segunda figura que o salmista usa é o período da colheita que com certeza era um tempo de muito júbilo. Mas antes da colheita havia questionamentos se ia chover ou não, se os insetos iriam devorar a colheita, se os saqueadores iriam roubá-la. O salmista queria ver a restauração sendo completada como no final da colheita.

O que não podemos deixar de perceber é o cuidado que Yahweh sempre teve com seu povo, apesar de tudo. E quando o Senhor restaura a sorte, é impossível não sentir alegria, é impossível não ficar como quem sonha.

Hoje vemos pessoas que se dizem restauradas, vindo a Igreja, até fazem parte de algum ministério, mas com tristeza no coração e no rosto, não crescem em nada, estão sempre murmurando e de mau humor.

Falar de restauração é falar de alegria, é falar de júbilo e também de testemunho, pois se dizia entre as nações: Grandes coisas fez o Senhor por eles por isso estão alegres. Yahweh cumpriu seu plano de salvação, nos enviou seu Filho Jesus, restaurou nossa sorte, nos deu dignidade.Temos muitos motivos para estarmos alegres!!!!

"A busca de Deus é a busca da alegria. O encontro com Deus é a própria alegria." (Santo Agostinho)

Que o Restaurador de Israel seja Bendito em "nossa vida"
!



[i] Yahweh ( יהוה )Y-H-W-H" O nome pessoal do Deus de Israel é escrito na bíblia em hebraico com quatro consoantes YHWH (hebraico) que é conhecido como tetragrama. A partir do terceiro século a.C. a pronúncia do nome YHWH foi evitada, e Adonai, "O Senhor" a substituiu.

0 comentários: