domingo, 15 de março de 2009

A IGREJA DE BERÉIA (At 17.10-15)


Paulo escreveu para várias igrejas, mas de todas as Igrejas que ele faz referência uma nos chama muito a atenção: a igreja de Beréia. Beréia era uma cidade da Macedônia, 80 Km distante de Tessalônica. Na região da Macedônia havia Três igrejas: Tessalônica, Filipos e Béreia.

O apóstolo Paulo passou por Beréia por que foi expulso de Tessalônica. Beréia era uma igreja pequena, mas de muito valor.

Receberam a mensagem com avidez v.11
O termo receber no grego faz alusão a um recebimento bem dado na casa. Tanto Paulo como Silas foram bem recebidos, mas principalmente a mensagem do Evangelho foi aceita com avidez (disposição, bom grado, bem). Na NVI diz que a Igreja de Béreia recebeu com grande interesse.

Eles tinham interesse. Hoje temos muita gente que vai para igreja, mas com pouco interesse em aprender, mais interessa o encontro com o amigo do que aprender da Palavra.Os irmãos de Beréia queriam aprender, queriam pesquisar, queriam saber a verdade.

Paulo pregava e pregava muito, teve uma vez que um jovem chamado Êutico caiu do terceiro andar, depois disso Paulo não parou, muito pelo contrário, aí é que Paulo continuou.Se fosse hoje era Paulo pregando e alguns falando assim: Que demora, tenho que lanchar.
Paulo seria tachado de matuto, de seco e tantos outros adjetivos, pois o apóstolo não mostra nenhum vídeo;Ele nem usa o data-show.
Se Paulo pregasse nas nossas igrejas, pra muitos era um culto morgado, ou como muitos afirmam quando tem um pregador que não tem gritaria, um culto frio.

Examinavam as Escrituras v. 11
Como reagimos às exortações feitas no culto? Será que pelo menos refletirmos no que foi dito? Será que olhamos para o que as Escrituras dizem a respeito?
Pense numa reunião boa, a igreja de Béreia se reunia para examinar as Escrituras. O verbo examinar no grego está ligado a uma investigação para o tribunal.Os irmãos de Béreia não eram agentes secretos, eles eram verdadeiros detetives, corriam atrás de provas. E pra ser assim temos que investir tempo e energia.
Não era apenas ler, era estudar, examinar.

É bom percebermos que não eram apenas os líderes, mas toda a igreja. Eram todos os irmãos. Precisamos receber a exortação do apóstolo Pedro: Cresçam na graça e no conhecimento de Cristo Jesus.

Devemos conhecer a Bíblia.Tem gente que diz frases como se fossem versículos da Bíblia, como por exemplo: Faz por onde que eu te ajudarei; pau que nasce torto, morre torto.

Os judeus se reuniam nas sinagogas dia de sábado para discutirem a Lei.
Os irmãos de Béreia faziam diferente, se reuniam todos os dias.Eles tinham tempo para as Escrituras.
Os irmãos de Béreia devem ter aberto mão de muitas coisas como lazer, descanso.
A intenção desses irmãos bereianos se reunirem diariamente não era criticar, o propósito deles era conferir e se aprofundar. Era Paulo pregando e eles fazendo um estudo minucioso, detalhado do que Paulo pregou.

Aí você me pergunta: Pastor, com a nossa correria, hoje não tem condições de nos reunirmos todos os dias, como é que podemos aplicar essa palavra em nosso contexto?
Hoje temos livros, comentários, pastores pra perguntarmos, temos sites e blogs confiavéis, entre tantos recursos.

Como você acha que era a igreja de Beréia? Paulo em II Co escreve a respeito das igrejas da macedônia, que ajudavam os pobres e que recebiam bem os visitantes.

ERA UMA IGREJA ABENÇOADORA
Paulo queria que a Igreja de Corinto seguisse o exemplo das igrejas da Macedônia.
Vamos ler II Co 8.2
Eles não eram ricos, eles eram pobres. Estavam passando por tribulações, mas manifestaram abundância de alegria. Esse povo é exemplo pra nós, sofrendo, porém com abundância de alegria.
Quantas pessoas conhecemos que vem sempre a Igreja, mas estão sempre tristes?
Nunca vimos um sorriso.

O povo macedônico estava com dificuldades mas não confiavam em suas riquezas até porque não tinham. Eles estavam passando por tribulações. O termo grego que Paulo descreve para tribulação descreve uma fornalha onde os metais são colocados para retirar toda impureza.
Eles estavam numa verdadeira fornalha, mas estavam com abundância de alegria.

Outro termo que Paulo usa se referindo aos irmãos da Macedonia é: “profunda pobreza”. No grego é como um mendigo mesmo. Eles estavam vivendo como mendigos, tinham perdido casas, parentes, mas a alegria em Cristo, essa permanecia. Mesmo assim eles ajudaram os irmãos, acho que foi por isso que Paulo aceitou a oferta deles e não aceitou dos irmãos de Corinto (corintianos hehehe).

Hoje é comum escutarmos a expressão: “estabilidade financeira”. Não que seja errado juntar dinheiro ou desejar ser rico, não é isso, a questão é quanto o dinheiro tem espaço no coração.
Temos que ser uma igreja abençoadora.


Ao Senhor seja todo louvor!

2 comentários:

Elder Sacal Cunha disse...

Olá meu querido irmão e pastor
Toda Glória seja dada a Deus!

Gostei muito do seu blog e de sua postagem.
Eu costumo me identificar como um Pastor Bereano, pois infelizmente, hoje, distorceram as palavras de nosos mestre Jesus, fazendo delas um evangelho egocêntrico e próspero materialmente.
Vivemos numa época onde as pessoas preferem viver de "revalações e profecias" ao invés de ter como regra condura de fé e prática a Sã Doutrina de Cristo
Um forte abraço
Pr Elder Cunha
visite meu blog http://eldersacalcunha.blogspot.com/

Nação Feliz disse...

Graça e Paz, amado irmão e Pastor!

Também gostei do material aqui apresentado... Sobretudo desta postagem.
Assim como o amado, tenho me empenhado nesta luta contra a falta de empreendimento pessoal no que tange à busca pelo exercício da leitura bíblica e, principalmente, pela verificação do "alimento" concedido ser ou não "palha".
Preocupa-me, e por demais, o falso discurso sobre a "prosperidade financeira" palreada nos púlpitos de muitas Igrejas; assim como também, a mentirada que é a tal da "confissão positiva".
Falemos, pois, sem temor! Afinal, cremos que "ainda há profeta em Israel!".
Abraços fraternos em Cristo Jesus!
Soli deo gloria!