quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

ZAQUEU LC 19.1-10

ZAQUEU

Antes dessa passagem temos a história de Bartimeu, o cego de nascença que foi curado. Um pobre que se tornou seguidor de Cristo.
Aqui temos a história de Zaqueu, agora a história de um rico.
Bartimeu e Zaqueu tinham algumas coisas em comum. Apesar de um ser pobre e cego e outro ser rico e enxergar. Ambos estavam em Jericó. Os dois eram desprezados pelo povo. Os dois precisavam de Cristo.

Em Jericó havia muito ungüento derivado do bálsamo. Por isso Jericó se tornou famosa. O comércio desses ungüentos produzia altos impostos para o governo romano.

ZAQUEU QUERIA PREENCHER O VAZIO DE SUA ALMA v.3

Zaqueu era carente de Cristo.
Até onde podemos ir pelo Senhor? Até onde temos sede de Deus?
Zaqueu queria conhecer Jesus a qualquer preço.
Zaqueu não se importou com a posição social, tudo isso pra ver Jesus.

Jesus está a caminho de Jerusalém, atravessou a Samaria, contou parábolas que comoveram o coração de muitos, expulsou demônios e curou doentes, confundiu os fariseus que se escandalizavam por vê-lo fazer milagres no sábado, já havia encontrado o jovem rico e lhe falado com todas as letras do perigo da riqueza que afasta do Reino de Deus. Depois de tudo isso ele vai passar por Jericó, e quando atravessa a cidade, rodeada por montanhas, uma multidão enorme o cerca. Entre eles está Zaqueu.

Jesus estava no meio de uma multidão.
Zaqueu tinha uma vontade fora do comum de ver Jesus.
Ele era chefe dos publicanos, chefe dos cobradores de impostos. Zaqueu era muito rico.
Os judeus consideravam esses homens traidores e apostatas, porque eles cobravam impostos para uma nação que os oprimia.
Os publicanos cobravam a mais do que era pra ser cobrado.
Os publicanos eram piores que os ricos, eram desprezados, quase impuros. Eram aqueles que tinham enriquecido recebendo os impostos para os romanos.

O cobrador de impostos nunca foi muito amado, e muito menos popular, em nenhum país do mundo: ainda mais o publicano judeu, que representava uma dupla blasfêmia. Judeus que pediam dinheiro de outros judeus por conta do odiado império romano.

Para os judeus os primeiros a sofrerem os castigos que acompanhavam a vinda do messias deveriam ser os cobradores de impostos.
Enfim, os cobradores de impostos eram o que de pior, de menos moral se podia encontrar.
E Zaqueu podemos dizer que era “O chefe da máfia”. O chefe da máfia de Jericó.

Zaqueu era um homem rico e queria por demais ver quem era Jesus, só que Zaqueu era baixinho (pouca sombra) o que o impedia de ver Jesus em meio à multidão.

Zaqueu correu e subiu em uma árvore. Essa árvore que se chama sicômoro era uma árvore fácil de subir e chegava a medir 15m de altura.
Zaqueu queria ver Jesus a qualquer custo, mesmo que para isso se passasse por ridículo. Ele estava disposto a qualquer sacrifício para ver Jesus.

Jesus quando chega em baixo da árvore olha pra cima e diz: Zaqueu vem depressa, quero ficar em sua casa hoje.
O interessante é que Jesus chama Zaqueu pelo nome, Zaqueu podia não conhecer Jesus, mas com certeza Jesus o conhecia muito bem. Jesus sabia o que Zaqueu precisava e naquele momento Zaqueu precisava da companhia de Jesus. Zaqueu precisava ter um momento íntimo com o salvador.
Por isso Jesus se convida para ceiar na casa dele.

Dá pra você imaginar essa cena? Jesus se convida a ir à casa de Zaqueu. Imagine o que a multidão pensou naquele momento? Jesus se convidou. Hoje a multidão ia dizer que era falta de educação, iam chamar Jesus de cara de pau.

Durante o ministério de Cristo, muitas pessoas o buscaram, pesssoas queriam ser curadas, pessoas queriam respostas. Eram pessoas doentes, fariseus, mestres da lei, entre tantos outros.
Aqui temos o maior dos publicanos.

Jesus mesmo em meio a multidão quando chega em baixo de uma árvore Jesus para, e a multidão para com Ele. Esse é o momento.
Zaqueu não sabia o que estava para acontecer, ele queria ver a Jesus de perto. Talvez quando Jesus parou, Zaqueu deve ter pensado: Fantástico, ele parou bem pertinho! Ou senão Zaqueu pensou assim: “Meu irmão, que sorte a minha, Jesus parou bem pertinho de mim”.
Jesus pede pra Zaqueu descer depressa e diz: pois me convém ficar hoje em tua casa.
Zaqueu desceu a toda pressa e recebeu Jesus com alegria.

A multidão ficou abismada pelo fato de Jesus ir à casa do maioral dos publicanos, por Jesus ter ido a casa do chefe da máfia. Jesus o salvador do mundo, o próprio Deus foi à casa de um cobrador de impostos. O que a multidão precisava entender é que Jesus veio para os doentes, que os sãos não precisam de médico.

Toda a multidão odiava a Zaqueu pelo fato dele ser um cobrador de impostos.

Zaqueu desceu e recebeu Jesus com alegria. No salmo 16 vemos O salmista dizendo que na presença do Senhor a abundância de alegria.

Zaqueu procurava algo que o dinheiro e nenhuma posição social podem comprar. Zaqueu procurava satisfação para a sua alma. Zaqueu procurava a verdadeira alegria. Nós medimos a necessidade de Zaqueu ter um encontro com Cristo pelo meio que ele intenta de alcançar seu objetivo. Não houve outro meio a não ser subir em uma árvore.
Ele tinha dois inimigos: Seu tamanho, a multidão.
De cara ele encontra logo com obstáculos.

Quem tem consciência da necessidade de sua alma não olha para os obstáculos. Assim como fez o cego Bartimeu que largou sua capa, tudo o que tinha para seguir Jesus.

Será que estamos dispostos a largar tudo pra seguirmos a Jesus?
Se Jesus dissesse pra nós larguem tudo e sigam-me, será que teríamos coragem de fazer isso?

Quantos obstáculos alguma pessoas colocam pra seguir a Jesus, e continuam com um vazio no seu coração?

Quantas pessoas precisam preencher o vazio que tem em sua alma?

Quantas pessoas têm que fazer como Zaqueu e correr para os braços de Jesus?

JESUS BUSCA A ZAQUEU v.5

Foi Jesus que olhou pra cima e chamou Zaqueu.
Foi Jesus que chamou Zaqueu pelo nome e disse pra ele descer depressa.
Só Jesus pode fazer um chamado tão especial como este. Só Jesus pode dizer: Venha depressa pra mim.

Como o próprio Jesus disse: Vinde a mim vós todos que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei.

Zaqueu não tinha buscado a Jesus. Jesus é que buscou e achou a Zaqueu.

Zaqueu não conhecia Jesus, mas Jesus com certeza conhecia Zaqueu muito bem. Jesus o conhece tão bem que o chama pelo nome.

Quantas vezes pensamos que estamos esquecidos? Jesus nos conhece muito bem, nunca irá abandonar um filho seu.
Jesus sempre irá ao encontro de suas ovelhas.

Jesus estava no meio da multidão, mas mesmo assim Jesus encontra Zaqueu e decide entrar na sua casa e na sua vida. Não foi Zaqueu que o convidou.

Não foram as boas obras que levaram a salvação até Zaqueu. Uma pessoa que se encontra com Cristo não consegue viver sem as boas obras.

Jesus havia dito que era difícil um rico entrar no reino dos céus, mas não disse que era impossível. Afinal de contas tudo é possível para Deus.

Talvez você esteja na mesma situação que Zaqueu, pensando que está abandonado, que é mais um na multidão. Jesus lhe conhece, e pode ter certeza você é especial pra Ele.

Quando Jesus lhe chamar, faça como Zaqueu, com toda pressa corra pra Ele.


ZAQUEU TEM UMA ATITUDE DIFERENTE DE ANTES v.8

Jesus produz uma mudança de caráter na pessoa que Ele busca. O encontro com Cristo trouxe essa mudança na vida de Zaqueu.

Sai certo de uma coisa: Quem tem um encontro com Cristo à vida dessa pessoa nunca mais será a mesma.

Jesus não repreendeu Zaqueu, dizendo: Você é um desonesto, você é um ladrão que rouba o seu próprio povo, você é um pecador. O próprio Zaqueu reconheceu isto. Sabe por quê? Porque a presença de Jesus nos leva a reconhecer quem realmente somos. Quanto mais agente chega perto de Deus agente se conhece mais. Zaqueu sabia que estava errado, que roubava. O próprio Zaqueu diz: “Vou dar aos pobres a metade dos meus bens e se alguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais”.

A lei exigia que o valor que a pessoa roubou, fosse restituído junto com mais um quinto do valor que o individuo roubou.

Se a pessoa roubasse 100 reais ela tinha que devolver os 100 mais 20 reais que é um quinto desse valor.

Em alguns casos o ladrão tinha que restitui o dobro. Zaqueu não deu o dobro, além de dar metade de seus bens, ele ia restitui 4 vezes mais aqueles a quem tinha defraudado.
Zaqueu deu mais do que a lei exigia.

Hoje é moda falar de restituição, pessoas pedindo pra Deus restituir. Aqui é Zaqueu quem restitui as pessoas a quem ele roubou.

Se existe uma pessoa que podia pedir pra Deus restitui essa pessoa se chamava Jó. Ele tinha perdido o rebanho e os filhos e mesmo assim disse: Deus me deu e Ele mesmo tomou, bendito seja o nome do Senhor.

Se fosse com algumas pessoas seria assim: “Restitui que eu quero de volta o que é meu”, “Eu não aceito isso, ta repreendido em nome de Jesus”, “Está amarrado”, tem até alguns que dizem assim: “Deus não quer isso pra mim”.

Zaqueu fez algo diferente, agiu de forma diferente. Ele deu metade do seus bens e ia restitui 4 vezes mais a quem foi defraudado. Quem encontra com Jesus sai da rotina, quem se encontra com Jesus faz algo diferente.

Hoje temos pessoas que a 15,20 anos estão dentro de nossas igrejas e suas vidas continuam a mesma. Não fazem nada diferente.

Jesus estava sempre atendendo a multidão, ele curava, ele ensinava. E a multidão já tinha visto Jesus curar Bartimeu, a multidão já tinha visto a ressurreição do filho da mulher de Naim, Jesus já tinha sido tocado pela mulher do fluxo de sangue, Jesus já tinha alimentado a multidão a partir de 5 pães e 2 peixinhos. Depois de muitos presenciarem estes milagres a multidão ainda diz: “Um cobrador de impostos”, isso é demais. A multidão murmura pelo fato de Jesus se hospedar na casa de um cobrador de impostos. A multidão murmura pelo fato de Jesus ir à casa de um pecador.

No capítulo 18 Lucas fala sobre um jovem rico querendo saber o que fazer para herdar a vida eterna. Esse jovem rico sabia os mandamentos, mas não os tinha entendido. Quando Jesus disse: Vende tudo, dá aos pobres e segue-me, o jovem rico saiu triste, pois sua riqueza vinha primeiro que Deus.

Estamos diante de dois homens: Zaqueu o cobrador de impostos e o jovem rico. Esses dois tiveram a oportunidade de conhecer Jesus, um sai totalmente triste com as suas riquezas e o outro sai completamente feliz com menos da metade de suas riquezas. O jovem rico sai com suas riquezas e sem a vida eterna, Zaqueu sai sem mais da metade de seu dinheiro mas com a verdadeira alegria cravada em seu peito.

Não sei se os irmãos já perceberam, mas depois que Jesus fala com o jovem rico Jesus diz que é difícil os ricos entrarem no Reino de Deus.
Os discípulos fazem uma pergunta: “Quem pode ser salvo?” Jesus responde: Os impossíveis dos homens são possíveis pra Deus.
Na vida de Zaqueu o impossível se tornou possível.

Muitas vezes temos o desejo já dentro de nós de nos aproximarmos de Jesus, mas não queremos nos esforçar nem um pouco.

Os magos no Oriente tinham um desejo de ver Jesus e para isso andaram centenas de Quilômetros. Zaqueu tinha o desejo de ver Jesus e subiu numa árvore se passando por ridículo.

E nós, até onde estamos dispostos a ir pra ficar perto de Jesus?
Os publicanos eram uma casta especial dos pecadores. Os judeus tinham tanta raiva dos publicanos que nem os incluía na classe dos pecadores.

Com quem Zaqueu podia se relacionar? Acredito que só outro publicano e mesmo assim ele podia ter medo de ser enganado. Acredito que Zaqueu era uma pessoa solitária. Só havia alguém que Zaqueu podia se relacionar, podia jantar junto, esse alguém era Jesus.

Será que você se sente sozinho? Talvez por um erro que você tenha cometido! Talvez sua situação seja como a de Zaqueu, ninguém quer se relacionar com você.

Se você está se sentindo dessa forma, eu quero lhe dar um conselho: Faça como Zaqueu, Corra pra Jesus e o receba com alegria. Problemas vão continuar existindo, as lutas não vão deixar de vir, mas de uma coisa eu tenho certeza, sua vida nunca mais será a mesma. Você vai ter alguém com quem contar em todos os momentos. Os problemas já começaram quando ele queria ver a Jesus, foi seu tamanho, a multidão, a humilhação.

As dificuldades são colocadas em nossa vida para serem resolvidas.

Duas coisas foram transformadas na vida de Zaqueu: a primeira foi sua vida financeira, Zaqueu deu metade dos seus bens.
Zaqueu não se importou em dividir o que tinha com os necessitados.
Meus irmãos, quando temos um encontro com Cristo nós olhamos para o nosso próximo.

O segundo aspecto é ter uma vida de relacionamentos pessoais. Ele ia restitui 4 vezes aqueles que ele havia defraudado.

Eu fico imaginando Zaqueu indo devolver o dinheiro que tinha roubado, e ele foi de casa em casa.
Se fosse hoje ele pedia o número da conta e depositava, mas ele foi olho no olho dizendo eu errei e está aqui o reparo do meu dano. Não vim só pedir desculpas eu vim restituir aquilo que roubei.

Zaqueu a partir dali teve esperança, sabe por quê? Porque em Cristo nós temos esperança, Como o profeta Zacarias escreveu: EU SOU ESCRAVO DA ESPERANÇA.

Os planos de Deus são perfeitos:
- Zaqueu tinha o desejo de ver Jesus. Jesus tinha o desejo de salvar pecadores.
- Zaqueu olhou pra baixo. Jesus olhou pra cima.
Nesse texto vemos o desejo de Zaqueu ser salvo e o desejo de Jesus salvá-lo.

Parece uma ironia, mas o nome de Zaqueu significa: AQUELE QUE É JUSTO, PURO OU RETO”.

APLICAÇÃO

Podemos estar da mesma forma que Zaqueu, no meio da multidão. Mas Jesus nos conhece pelo nome. Jesus sabe o que é que precisamos e naquele momento Zaqueu precisava de um momento intimo com o salvador.

Talvez você esteja precisando de um momento assim. Talvez você esteja precisando de um momento intimo com o salvador.

Jesus pode fazer na sua vida como fez na vida de Zaqueu. Jesus pode fazer com que o impossível se torne possível.

Zaqueu foi até Jesus apressadamente e o recebeu com alegria. Você precisa fazer isso hoje. Ir a Cristo com toda pressa.

Ele aceitou o convite de Jesus e se comprometeu diante de todos a viver uma vida de um cristão, ele mudou de atitude.

Os magos no Oriente tinham um desejo de ver Jesus e para isso andaram centenas de Quilômetros. Zaqueu tinha o desejo de ver Jesus e subiu numa árvore se passando por ridículo. E você?

Deixa eu fazer uma pergunta a você: Você tem desejo de se aproximar de Jesus?

1 comentários:

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

1. Amado Pr Marcelo [ lindo nome!] - parabéns pelo blog, e pelo excelente layout. Você deve ser um ótimo "Cientista da computação".


2. Gostei também do nome de seu blog: "Tetélestai". A propósito, tenho um artigo escrito em meu blog sobre este tema.

Um grande abraço, Pr Marcello

P.s> acesse:

http://davarelohim.blogspot.com/ - e veja o texto: "Tetélestai".