quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

TODO DIA É DIA DE NATAL

Um menino perguntou à sua mãe enquanto olhava para o céu: "Mamãe, Deus está lá em cima?" Quando ela garantiu que sim, ele fez outra pergunta:

"Será que ele não podia colocar a cabeça pra fora só um pouquinho? Só para nós vermos como ele é?"


Muitas vezes nós temos o mesmo desejo que aquele menino expressou de uma forma tão simples e verdadeira?

Existem momentos na vida em que gostaríamos de ver, tocar e ouvir a voz de Deus como se ele fosse de carne e osso. O que o menino não entendia é que Deus já fez mais do que "colocar a cabeça para fora só um pouquinho". Enviando Jesus ao mundo ele revelou-se completamente!

Deus fez mais do que colocar a cabeça para fora do céu, ele veio pessoalmente do Céu à Terra em forma de homem. A Bíblia nos diz que "Jesus era Deus e se manifestou na carne"
A Bíblia registra: No princípio era o verbo, o verbo estava com Deus e o verbo era Deus. O verbo estava no princípio com Deus....o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.


O próprio Jesus disse isso claramente quando conversava com Filipe quando afirmou:
"Quem me vê, vê também ao Pai".


Estas são as boas novas do Natal: Deus mostrou-nos como ele é!!!!!!
Jesus é a expressão exata de Deus, nada mais nem nada menos.
Quando pararmos para celebrar o nascimento de Jesus, lembremo-nos de quem ele é.
No Natal celebramos Deus vindo até nós para mostrar o seu grande amor!


Como começou o natal?
A celebração do Natal vem antes de Jesus. Tudo começou com um antigo festival mesopotâmico que simbolizava a passagem de um ano para outro, o ZAGMUK. Para os mesopotâmios, o Ano Novo representava uma grande crise. Devido à chegada do inverno, eles acreditavam que os monstros do caos enfureciam-se e Marduk, seu principal deus, precisava derrotá-los para preservar a continuidade da vida na Terra.

O festival de Ano Novo, que durava 12 dias, era realizado para ajudar Marduk em sua batalha. A tradição dizia que o rei devia morrer no fim do ano para, ao lado de Marduk, ajudá-lo em sua luta. Para poupar o rei, um criminoso era vestido com suas roupas e tratado com todos os privilégios do monarca, sendo morto e levando todos os pecados do povo consigo. Assim, a ordem era restabelecida.

Na Mesopotâmia enfeitavam as salas para espantar os maus espíritos da escuridão. Os mesmos objetos eram usados para presentear uns aos outros.


A troca de presentes passou a simbolizar as ofertas feitas pelos três reis magos ao menino Jesus, assim como outros rituais também foram adaptados e cristianizados.

Papai Noel

A crença no Papai Noel, tem origem na Igreja Católica, como uma homenagem prestada ao padre Saint Claus, que conforme relatos, em data próxima ao natal, distribuía presentes na população. Inclusive, nos Estados Unidos, o Papai Noel é conhecido por: “Santo Claus”.
O povo deu a esse padre (papai Noel) atributos que são apenas atributos de Deus:

Árvore de Natal

Povos indo-europeus acreditavam que as árvores transmitiam uma grande energia, e eles também acreditavam que essa energia vinha da mãe natureza, por isso prestavam culto.

O carvalho era considerado a rainha das árvores, quando suas folhas caiam era porque o espírito da natureza tinha fugido, então se enfeitava o carvalho para atrair a energia novamente.
Essa árvore de natal mais moderna teve início na Alemanha no século 16, foi no século 20 que virou tradição pra nós.

Enfeites de Natal

As bolas e estrelas que enfeitam a árvore de Natal representam as primitivas pedras, maçãs ou outros elementos que no passado enfeitavam o carvalho precursor da atual árvore de Natal. Cada um desses enfeites tem em si um significado.

Antes que fossem substituídas por lâmpadas elétricas coloridas, as velas eram enfeites comuns nas árvores e simbolizam a purificação, com a chama sendo acesa como a representação de Cristo, a luz do mundo. As ferraduras são um clássico amuleto que atrai a boa sorte.

Os sinos significam júbilo. As bolas coloridas foram criadas por sopradores de vidros da Boêmia, são signos que atraem abundância.

As estrelas são anjos, o povo acreditava que cada anjo depois de um tempo vira estrela. A estrela colocada no topo da árvore faz referencia a estrela de Belém.

Será que Jesus nasceu em 25 de dezembro? Pouco provável. O inverno era chuvoso e gelado na Judéia no mês de dezembro. É improvável que os pastores passassem uma noite de dezembro em campo aberto. Mas, provavelmente o nascimento do Senhor tenha ocorrido na primavera, época, quando as noites são frescas e os pastores ficam acordados apascentando as ovelhas nos campos.

De uma coisa eu tenho convicção, para se comemorar o Natal não precisamos nada disso, precisamos é da presença do aniversariante, pois aniversário só se faz com o aniversariante presente. Natal é todo dia, todos os dias devemos comemorar o nascimento do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.

1 comentários:

Byzinhá disse...

Marcelinho.....

Li tudo que vc escreveu.. e chorei muito qdo falou sobre gracinha e o seu grande amor. Neste momento senti uma saudade infinita desta pessoa maravilhosa. Só tinha mesmo que ser maravilhosa, pois, foi através dela que temos esta jóia que é vc.
Que Deus o abençõe ... continue assim. E minha avó? Como está? E o seu tio? O meu genitor?.... ele nos abandonou para ir exatamente ao sepultamento de minha tia Gracinha e nunca mais voltou ! Sou infeliz por ter perdido o meu pai desta forma, afinal, sempre qdo podia, estava sempre nos abandonando. Mas, tenho também uma mãe valiosa! Assim como vc descreveu Tia Gracinha e o amor de mãe!!! Sempre estarei lendo suas considerações bíblicas, a qual muito me confortou. um abraço bem forte e com muito carinho, sua prima Gabriela P. Vieira de Arruda