quarta-feira, 26 de maio de 2010

QUEM ENTRA NO BARCO COM JESUS Mc 4.35-41


Jesus passou o dia todo na beira-mar ensinando a respeito do reino de Deus, no finalzinho da tarde Jesus ordena aos discípulos para irem em um barco ao outro lado da margem, a cidade de Gadara, Jesus sabia que lá havia um homem possesso precisando de ajuda.
Enquanto estavam no barco, enquanto atravessavam o mar, Jesus cansado vai tirar uma soneca, Jesus dorme.

Quem entra no barco com Jesus passa por:
TEMPESTADE v.37
Todos nós temos os momentos de tempestades, ela vem para todos, seja rico ou pobre, seja bonito ou feio, seja preto ou branco. As tempestades vem. Interessante é que não iria existir lágrimas sem dor, não enxergaríamos as estrelas se não fosse a escuridão, e é muitas vezes do meio de uma tempestade que temos as maiores conquistas de nossas vidas.

As tempestades não avisam o momento em que vão vir. Elas vêm. Nós é que precisamos estar preparados pra enfrentá-las. Essa palavra que foi usada para tempestade no grego significa terremoto.

Na vida temos muitas tempestades, e elas vêm desse jeito, como um terremoto, são problemas no casamento, problemas com filhos, problemas no trabalho, enfermidades, falta de dinheiro, entre outras coisas.

Os discípulos passaram o dia fazendo a obra do Senhor, passaram o dia ouvindo Jesus falar, mas isso não os isentou da tempestade. Esses discípulos abriram mão de suas próprias vidas para seguirem Jesus e mesmo assim a tempestade veio.
Jesus ordenou que os discípulos entrassem no barco, eles estavam no centro da vontade de Deus, estavam onde Deus queria que eles estivessem, mas isso não os isentou da tempestade.
As tempestades vêm pra todos, para os que obedecem e os que desobedecem. As tempestades vêm.

As tempestades são maiores que nossas forças, afinal de contas nós não podemos controlar as tempestades. Havia no barco pescadores experientes, pescadores profissionais que passaram boa parte de suas vidas no mar, e justamente naquele mar, o mar da Galiléia, eles conheciam cada palmo desse mar. Eles estavam se esforçando o máximo mas seus esforços não podiam controlar as tempestades.

Quem entra no barco com Jesus tem que:
CLAMAR v.38
Quantas vezes em nossas vidas queremos resolver nossos problemas com os nossos próprios esforços?
Mesmo sendo pescadores profissionais, experientes, conhecedores do mar, esses homens se encontravam em apuros.
Com esse exemplo aprendemos que na nossa vida as crises maiores que enfrentamos podem vir da área que nos sentimos mais seguros.

Os discípulos clamam e clamaram a pessoa certa, eles clamam a Jesus. Imaginem o barco quase virando numa grande tempestade, todos estão desesperados e clamam a Jesus. E Jesus está fazendo o que? Jesus está dormindo (pense num sono pesado).
Dá pra entender? Jesus está dormindo no meio da tempestade. Isso é que é descansar, descansar é saber e viver na prática que Deus está no controle de todas as coisas.

Tempestades provocam medo, e quantas vezes doenças, dificuldades financeiras, problemas no casamento, problemas com os filhos, entre tantas outras nos causam medo e pensamos que tudo está perdido.
E falamos como os discípulos: Mestre não te importa que morramos?
Quantas vezes pensamos que Jesus nos abandonou?

Jesus quer ouvir o nosso clamor, ele sabe o que vamos falar, mas Ele quer ouvir. Jesus sabia que ia acontecer uma tempestade, Jesus sabia que os discípulos iam clamar, mas mesmo assim Ele queria ouvir.

Quem entra no barco com Jesus tem:
APRENDIZADO V.40
As tempestades vem na nossa vida não é por acaso, aliás, nada na nossa vida é por acaso, com Deus não existe acaso, Deus nunca é pego de surpresa, tudo acontece segunda o seu propósito.

As tempestades vêm, não temos como negar, mas também existe tempo de bonança. Temos que ter a consciência de que as tempestades passam.

Os discípulos aprenderam a terem uma fé verdadeira, uma fé que não se resume apenas em palavras bonitas, mas uma fé que é percebida no dia a dia. A fé que é percebida nos momentos de tempestades.
Os discípulos aprenderam, afinal de contas quem é o mestre? Devemos aprender de Jesus e com Jesus. Aprender dele e com Ele.

Eles aprenderam que as provas não vêm para destruição, mas para crescimento, para aprendizado. Para sermos aprovados temos que ser provados. Só ganhamos a nota se fizermos a prova.

Jesus acalmou a tempestade...
Antes eles tinham medo da natureza, agora temem o criador de todas as coisas. Onde havia medo agora há temor, onde havia medo agora existe admiração: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?

A quem você teme? As circunstâncias ou ao Senhor das circunstâncias?
Jesus está no seu barco?

0 comentários: