terça-feira, 4 de agosto de 2009

O MELHOR PRESENTE PARA O DIA DOS PAIS



O Dia dos Pais, tem suas origens em 1909, nos Estados Unidos, quando Sonora Louise Dodd, filha do veterano da Guerra Civil, John Bruce Dodd, queria tornar um dia especial para homenagear seu pai, que teve que criar os seis filhos sozinho após a morte da esposa no último parto. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. O primeiro Dia do Pai foi então celebrado no aniversário dele, em 19 de junho de 1910.


Em 1924, o presidente americano Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um dia dos pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais.


No Brasil, a idéia de comemorar essa data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Porém a data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais.


Hoje, o dia dos pais é uma data muito comemorada pelo comércio. Nos dias que o antecedem a receita das lojas é alavancada pela venda de presentes. É muito comum dar presentes aos pais nesse dia. Muitos anúncios comerciais homenageiam os pais nos outdoors, da televisão, na internet... Quando o Dia dos Pais se aproxima, muito se fala sobre eles na mídia.


Mas afinal, o que é ser pai?
Senti-me emocionado quando, em uma manhã, estava me preparando para sair e, ao esfregar uma mão na outra para espalhar um hidratante, olhei para o lado e vi minha filha Sofia, de 1 ano de idade, fazendo o mesmo. Continuei me preparando para sair, passei o hidratante no rosto, creme no cabelo, e ela repetia todos os meus movimentos. Naquele momento percebi o que é ser pai. Ser pai é ser exemplo, é ser um modelo a ser seguido. Essa é a minha definição. Educar é construir referenciais para os filhos. Eles precisam do nosso referencial, do contrário se sentirão perdidos.


É muito fácil falar daquilo que não conhecemos. Antes de ser pai eu costumava criticar o modo como alguns pais educavam seus filhos, hoje vejo como é difícil educar, como é difícil ser um modelo a ser seguido. Só o sabe quem é pai. Por isso hoje eu sei qual é o melhor presente que um pai pode receber do seu filho. É a sua obediência, seu carinho e seu cuidado quando perdermos a nossa juventude. O melhor presente que um filho pode dar ao seu pai é obedecer ao mandamento do Senhor: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá” (Êxodo 20:12).
Que o Pai das luzes (Tg 1.17) nos abençoe.

0 comentários: