terça-feira, 14 de abril de 2009

Páscoa (hb Pessach) Ex 12.1-7

Páscoa (hb Pessach significa passagem)

INTRODUÇÃO
Falar de páscoa é falar de libertação. Falar de páscoa é falar de morte, é falar de vida.
Para muitos a páscoa significou juízo, morte. Para o povo de Deus, o povo que tinha uma aliança com Ele significou vida, liberdade.

Israel passou 430 anos de escravidão. Deus libertou o povo de Israel.
A última praga foi a morte dos primogênitos, a única maneira de escapar dessa praga era o sangue do cordeiro. O anjo ia passar a meia noite, a família que não tivesse passado o sangue do cordeiro na porta, o primogênito da casa iria morrer.

Israel se tornou Livre, livre para servir ao seu Deus, o Deus libertador.
Hoje temos que comemorar a nossa libertação, a passagem da morte para a vida.

A PÁSCOA É O INÍCIO DE UMA NOVA VIDA – V. 2
Esse mês será o principal, um mês especial, mês de libertação. É exatamente o início de uma nova vida.
O povo estava na escravidão, agora é liberdade. O povo sai do Egito e vai de rumo a terra prometida.
Chega de escravidão, agora é liberdade. Muita gente diz quando Deus nos converte que agora nos tornamos alienados, que morremos para a vida, mas quando temos Jesus na nossa vida saímos da escravidão para a vida, e vida abundante.
Ser Cristão é deixar o Egito e caminhar para a Terra Prometida, a Jerusalém Celestial.

A páscoa aponta para o nosso novo destino, o céu. Quando estávamos caminhando para o inferno Deus com seu amor nos atraiu pra junto dele, e por sua graça nos deu a vida eterna.

A PÁSCOA É LEMBRAR-SE DO CORDEIRO V. 3
As famílias tinham que se reunir e assar um cordeiro sem defeito e passar o sangue na porta.
Quando Abrãao obedeceu a voz de Deus e foi sacrificar Isaque seu filho, qual foi a pergunta de Isaque: Onde está o cordeiro?
O profeta João Batista depois de muitos anos responde com muita clareza a esta pergunta se referindo a Jesus: “Eis, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
Jesus não pecou, é o cordeiro perfeito. “Paulo diz que ele não conheceu pecado mas se fez pecado por nós para que fossemos feito Nele justiça de Deus”.

Não é a vida do cordeiro que traz salvação, é a morte do cordeiro. “Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados”.
Isaías fala que Jesus foi como ovelha para um matadoruro. Não sei se vc já viu uma ovelha morrendo, ela não grita, não faz barulho nenhum, o pescoço dela está sendo cortado e ela paraçe que que está se entregando.
Páscoa é lembrar do Cordeiro que morreu mas ressuscitou, Jesus Cristo o Cordeiro vivo!

PÁCOA É REPARTIR V. 4
Se o cordeiro fosse grande, a família tinha que chamar os vizinhos para repartir, isso significa que se temos muito com certeza é para abençoarmos os outros.
Páscoa é repartir, vida com Deus é repartir.

O que Deus tem lhe dado? Será que você pode repartir?

Ao Cordeiro que nos dá uma nova vida e nos ensina a repartir, seja a Glória!

0 comentários: