segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A QUESTÃO DO TRIBUTO MC 12.13-17

Jesus está em Jerusalém, lugar onde mora muitos inimigos.

Foram os saduceus que enviaram estes espiões até Jesus, queriam apanhar Jesus em alguma palavra, estavam prontos para darem o bote.

Havia esses três partidos: Fariseus, Herodianos e Saduceus. Os três tinham algo em comum, o ódio por Jesus.Interessante é que essas três raças viviam brigando, um tinha raiva do outro. Mas eles se uniram para destruir Jesus. Ë muita ironia, inimigos unidos contra Jesus.Estavam irados por causa da parábola dos lavradores maus que o Senhor proferiu.Eles começam a falar com Jesus o chamando de Mestre: Sabemos que és verdadeiro e não te importas com qualquer que seja, porque não olhas a parencia de ninguém.

Tudo isso era verdade, palavras belas mas proferidas com hipocrisia, palavras proferidas por hipócritas.Jesus faz uma pergunta: Por que me experimentais, hipócritas?

Pareciam tão bonzinhos, talvez para as pessoas que estivesse perto eram homens de Deus, homens disposto a prender, interessados no reino. Com essas palavras só podem ser crentes. Mas não. Devemos ter cuidado, é pior quando o diabo se apresenta como anjo de luz. O mundo é mais perigoso quando está sorrindo pra gente ao invés de estar jogando pedras, é pra desconfiarmos quando estamos fazendo as coisas e não aparecem empecilhos.

“É lícito pagar tributo a César ou não?”

Se Jesus dissesse que sim, para os judeus Ele era inimigo da nação e a favor de Roma que oprimia os judeus.

Se Jesus disse que não que era pra não pagar tributo a César, denunciariam Ele as autoridades romanas, como um homem contra o governo romano. Aparentemente não tinha saída. Eu queria ver os semblantes deles depois que fizeram essa pergunta: Deviam estar pensando, agora pegamos ele, não tem escapatória, é o fim.

Tem um texto em Mc 11.27... onde os sacerdotes fazem uma pergunta a Jesus: Com que autoridade fazes estas coisas? Jesus faz uma pergunta e diz, se vocês me responderem eu respondo. O batismo de João era dos céus ou dos homens? Se dissessem dos céus, Jesus diria: então porque voces não recebem? Se dissessem que era dos homens o povo podia ir conta eles. Então responderam: Não sabemos. E Jesus lpor sua vez lhe disse, nem eu respondo com que autoridade faço estas coisas.

Percebam que eles tentaram usar o mesmo método de Jesus, queriam pegar Jesus com a mesma estratégia.

Eles não conheciam mesmo a sabedoria do nosso Deus, diferente de Paulo que disse: Ó profundidade das riquezas tanto da sabedoria como da ciência de Deus, quão insondáveis são os teus juízos e quão inescrutáveis os teus caminhos, pois quem conheceu a mente do Senhor, ou quem foi seu conselheiro, quem deu primeiro a Ele pra depois receber? Porque dele, por Ele e para Ele são todas as coisas, glórias pois a Ele eternamente, amém!

Jesus prontamente disse: Trazei-me uma moeda.

Veja que coisa, Jesus não tinha uma moeda, as pessoas da teologia da prosperidade vão dizer que aqui Jesus só tinha dinheiro pegado.

Jesus estava igual a mim, sem nenhuma moeda. Até porque quem guardava o dinheiro dos discípulos era Judas o ladrão.

Daí, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.

Naquela época não havia divisão entre as obrigações a Deus e o Estado, pois todos eram governados por Deus.

Pertencemos a Deus e o que pertence a César, a César os cristãos deviam a obediência e submissão, tributos e impostos. Mas quando essas autoridades exigem algo que é pecado nós devemos recusar obedecê-los.

Todo problema tem resposta, podemos até não saber a resposta pra todos os problemas, mas conhecemos quem sabe.

Queriam apanhar Jesus, pois eles mesmo foramapanhados.Cairam na sua própria carapuça.

Dai a Deus o que é de Deus. Deus mereçe toda a nossa glória, a nossa dedicação, toda a nossa vida. Como está a sua vida diante de Deus? Os fariseus e os herodianos forma a Jesus para apanherem em alguma palavra, muitos vão até Jesus atras de bençãos, desejando que seus problemaS sejam resolvidos. Pra que vc tem ido até Jesus?

Que Deus seja glorificado em nós. A Ele a Glória!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

O MELHOR PRESENTE PARA O DIA DOS PAIS



O Dia dos Pais, tem suas origens em 1909, nos Estados Unidos, quando Sonora Louise Dodd, filha do veterano da Guerra Civil, John Bruce Dodd, queria tornar um dia especial para homenagear seu pai, que teve que criar os seis filhos sozinho após a morte da esposa no último parto. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. O primeiro Dia do Pai foi então celebrado no aniversário dele, em 19 de junho de 1910.


Em 1924, o presidente americano Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um dia dos pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais.


No Brasil, a idéia de comemorar essa data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Porém a data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais.


Hoje, o dia dos pais é uma data muito comemorada pelo comércio. Nos dias que o antecedem a receita das lojas é alavancada pela venda de presentes. É muito comum dar presentes aos pais nesse dia. Muitos anúncios comerciais homenageiam os pais nos outdoors, da televisão, na internet... Quando o Dia dos Pais se aproxima, muito se fala sobre eles na mídia.


Mas afinal, o que é ser pai?
Senti-me emocionado quando, em uma manhã, estava me preparando para sair e, ao esfregar uma mão na outra para espalhar um hidratante, olhei para o lado e vi minha filha Sofia, de 1 ano de idade, fazendo o mesmo. Continuei me preparando para sair, passei o hidratante no rosto, creme no cabelo, e ela repetia todos os meus movimentos. Naquele momento percebi o que é ser pai. Ser pai é ser exemplo, é ser um modelo a ser seguido. Essa é a minha definição. Educar é construir referenciais para os filhos. Eles precisam do nosso referencial, do contrário se sentirão perdidos.


É muito fácil falar daquilo que não conhecemos. Antes de ser pai eu costumava criticar o modo como alguns pais educavam seus filhos, hoje vejo como é difícil educar, como é difícil ser um modelo a ser seguido. Só o sabe quem é pai. Por isso hoje eu sei qual é o melhor presente que um pai pode receber do seu filho. É a sua obediência, seu carinho e seu cuidado quando perdermos a nossa juventude. O melhor presente que um filho pode dar ao seu pai é obedecer ao mandamento do Senhor: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá” (Êxodo 20:12).
Que o Pai das luzes (Tg 1.17) nos abençoe.