quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

ZAQUEU LC 19.1-10

ZAQUEU

Antes dessa passagem temos a história de Bartimeu, o cego de nascença que foi curado. Um pobre que se tornou seguidor de Cristo.
Aqui temos a história de Zaqueu, agora a história de um rico.
Bartimeu e Zaqueu tinham algumas coisas em comum. Apesar de um ser pobre e cego e outro ser rico e enxergar. Ambos estavam em Jericó. Os dois eram desprezados pelo povo. Os dois precisavam de Cristo.

Em Jericó havia muito ungüento derivado do bálsamo. Por isso Jericó se tornou famosa. O comércio desses ungüentos produzia altos impostos para o governo romano.

ZAQUEU QUERIA PREENCHER O VAZIO DE SUA ALMA v.3

Zaqueu era carente de Cristo.
Até onde podemos ir pelo Senhor? Até onde temos sede de Deus?
Zaqueu queria conhecer Jesus a qualquer preço.
Zaqueu não se importou com a posição social, tudo isso pra ver Jesus.

Jesus está a caminho de Jerusalém, atravessou a Samaria, contou parábolas que comoveram o coração de muitos, expulsou demônios e curou doentes, confundiu os fariseus que se escandalizavam por vê-lo fazer milagres no sábado, já havia encontrado o jovem rico e lhe falado com todas as letras do perigo da riqueza que afasta do Reino de Deus. Depois de tudo isso ele vai passar por Jericó, e quando atravessa a cidade, rodeada por montanhas, uma multidão enorme o cerca. Entre eles está Zaqueu.

Jesus estava no meio de uma multidão.
Zaqueu tinha uma vontade fora do comum de ver Jesus.
Ele era chefe dos publicanos, chefe dos cobradores de impostos. Zaqueu era muito rico.
Os judeus consideravam esses homens traidores e apostatas, porque eles cobravam impostos para uma nação que os oprimia.
Os publicanos cobravam a mais do que era pra ser cobrado.
Os publicanos eram piores que os ricos, eram desprezados, quase impuros. Eram aqueles que tinham enriquecido recebendo os impostos para os romanos.

O cobrador de impostos nunca foi muito amado, e muito menos popular, em nenhum país do mundo: ainda mais o publicano judeu, que representava uma dupla blasfêmia. Judeus que pediam dinheiro de outros judeus por conta do odiado império romano.

Para os judeus os primeiros a sofrerem os castigos que acompanhavam a vinda do messias deveriam ser os cobradores de impostos.
Enfim, os cobradores de impostos eram o que de pior, de menos moral se podia encontrar.
E Zaqueu podemos dizer que era “O chefe da máfia”. O chefe da máfia de Jericó.

Zaqueu era um homem rico e queria por demais ver quem era Jesus, só que Zaqueu era baixinho (pouca sombra) o que o impedia de ver Jesus em meio à multidão.

Zaqueu correu e subiu em uma árvore. Essa árvore que se chama sicômoro era uma árvore fácil de subir e chegava a medir 15m de altura.
Zaqueu queria ver Jesus a qualquer custo, mesmo que para isso se passasse por ridículo. Ele estava disposto a qualquer sacrifício para ver Jesus.

Jesus quando chega em baixo da árvore olha pra cima e diz: Zaqueu vem depressa, quero ficar em sua casa hoje.
O interessante é que Jesus chama Zaqueu pelo nome, Zaqueu podia não conhecer Jesus, mas com certeza Jesus o conhecia muito bem. Jesus sabia o que Zaqueu precisava e naquele momento Zaqueu precisava da companhia de Jesus. Zaqueu precisava ter um momento íntimo com o salvador.
Por isso Jesus se convida para ceiar na casa dele.

Dá pra você imaginar essa cena? Jesus se convida a ir à casa de Zaqueu. Imagine o que a multidão pensou naquele momento? Jesus se convidou. Hoje a multidão ia dizer que era falta de educação, iam chamar Jesus de cara de pau.

Durante o ministério de Cristo, muitas pessoas o buscaram, pesssoas queriam ser curadas, pessoas queriam respostas. Eram pessoas doentes, fariseus, mestres da lei, entre tantos outros.
Aqui temos o maior dos publicanos.

Jesus mesmo em meio a multidão quando chega em baixo de uma árvore Jesus para, e a multidão para com Ele. Esse é o momento.
Zaqueu não sabia o que estava para acontecer, ele queria ver a Jesus de perto. Talvez quando Jesus parou, Zaqueu deve ter pensado: Fantástico, ele parou bem pertinho! Ou senão Zaqueu pensou assim: “Meu irmão, que sorte a minha, Jesus parou bem pertinho de mim”.
Jesus pede pra Zaqueu descer depressa e diz: pois me convém ficar hoje em tua casa.
Zaqueu desceu a toda pressa e recebeu Jesus com alegria.

A multidão ficou abismada pelo fato de Jesus ir à casa do maioral dos publicanos, por Jesus ter ido a casa do chefe da máfia. Jesus o salvador do mundo, o próprio Deus foi à casa de um cobrador de impostos. O que a multidão precisava entender é que Jesus veio para os doentes, que os sãos não precisam de médico.

Toda a multidão odiava a Zaqueu pelo fato dele ser um cobrador de impostos.

Zaqueu desceu e recebeu Jesus com alegria. No salmo 16 vemos O salmista dizendo que na presença do Senhor a abundância de alegria.

Zaqueu procurava algo que o dinheiro e nenhuma posição social podem comprar. Zaqueu procurava satisfação para a sua alma. Zaqueu procurava a verdadeira alegria. Nós medimos a necessidade de Zaqueu ter um encontro com Cristo pelo meio que ele intenta de alcançar seu objetivo. Não houve outro meio a não ser subir em uma árvore.
Ele tinha dois inimigos: Seu tamanho, a multidão.
De cara ele encontra logo com obstáculos.

Quem tem consciência da necessidade de sua alma não olha para os obstáculos. Assim como fez o cego Bartimeu que largou sua capa, tudo o que tinha para seguir Jesus.

Será que estamos dispostos a largar tudo pra seguirmos a Jesus?
Se Jesus dissesse pra nós larguem tudo e sigam-me, será que teríamos coragem de fazer isso?

Quantos obstáculos alguma pessoas colocam pra seguir a Jesus, e continuam com um vazio no seu coração?

Quantas pessoas precisam preencher o vazio que tem em sua alma?

Quantas pessoas têm que fazer como Zaqueu e correr para os braços de Jesus?

JESUS BUSCA A ZAQUEU v.5

Foi Jesus que olhou pra cima e chamou Zaqueu.
Foi Jesus que chamou Zaqueu pelo nome e disse pra ele descer depressa.
Só Jesus pode fazer um chamado tão especial como este. Só Jesus pode dizer: Venha depressa pra mim.

Como o próprio Jesus disse: Vinde a mim vós todos que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei.

Zaqueu não tinha buscado a Jesus. Jesus é que buscou e achou a Zaqueu.

Zaqueu não conhecia Jesus, mas Jesus com certeza conhecia Zaqueu muito bem. Jesus o conhece tão bem que o chama pelo nome.

Quantas vezes pensamos que estamos esquecidos? Jesus nos conhece muito bem, nunca irá abandonar um filho seu.
Jesus sempre irá ao encontro de suas ovelhas.

Jesus estava no meio da multidão, mas mesmo assim Jesus encontra Zaqueu e decide entrar na sua casa e na sua vida. Não foi Zaqueu que o convidou.

Não foram as boas obras que levaram a salvação até Zaqueu. Uma pessoa que se encontra com Cristo não consegue viver sem as boas obras.

Jesus havia dito que era difícil um rico entrar no reino dos céus, mas não disse que era impossível. Afinal de contas tudo é possível para Deus.

Talvez você esteja na mesma situação que Zaqueu, pensando que está abandonado, que é mais um na multidão. Jesus lhe conhece, e pode ter certeza você é especial pra Ele.

Quando Jesus lhe chamar, faça como Zaqueu, com toda pressa corra pra Ele.


ZAQUEU TEM UMA ATITUDE DIFERENTE DE ANTES v.8

Jesus produz uma mudança de caráter na pessoa que Ele busca. O encontro com Cristo trouxe essa mudança na vida de Zaqueu.

Sai certo de uma coisa: Quem tem um encontro com Cristo à vida dessa pessoa nunca mais será a mesma.

Jesus não repreendeu Zaqueu, dizendo: Você é um desonesto, você é um ladrão que rouba o seu próprio povo, você é um pecador. O próprio Zaqueu reconheceu isto. Sabe por quê? Porque a presença de Jesus nos leva a reconhecer quem realmente somos. Quanto mais agente chega perto de Deus agente se conhece mais. Zaqueu sabia que estava errado, que roubava. O próprio Zaqueu diz: “Vou dar aos pobres a metade dos meus bens e se alguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais”.

A lei exigia que o valor que a pessoa roubou, fosse restituído junto com mais um quinto do valor que o individuo roubou.

Se a pessoa roubasse 100 reais ela tinha que devolver os 100 mais 20 reais que é um quinto desse valor.

Em alguns casos o ladrão tinha que restitui o dobro. Zaqueu não deu o dobro, além de dar metade de seus bens, ele ia restitui 4 vezes mais aqueles a quem tinha defraudado.
Zaqueu deu mais do que a lei exigia.

Hoje é moda falar de restituição, pessoas pedindo pra Deus restituir. Aqui é Zaqueu quem restitui as pessoas a quem ele roubou.

Se existe uma pessoa que podia pedir pra Deus restitui essa pessoa se chamava Jó. Ele tinha perdido o rebanho e os filhos e mesmo assim disse: Deus me deu e Ele mesmo tomou, bendito seja o nome do Senhor.

Se fosse com algumas pessoas seria assim: “Restitui que eu quero de volta o que é meu”, “Eu não aceito isso, ta repreendido em nome de Jesus”, “Está amarrado”, tem até alguns que dizem assim: “Deus não quer isso pra mim”.

Zaqueu fez algo diferente, agiu de forma diferente. Ele deu metade do seus bens e ia restitui 4 vezes mais a quem foi defraudado. Quem encontra com Jesus sai da rotina, quem se encontra com Jesus faz algo diferente.

Hoje temos pessoas que a 15,20 anos estão dentro de nossas igrejas e suas vidas continuam a mesma. Não fazem nada diferente.

Jesus estava sempre atendendo a multidão, ele curava, ele ensinava. E a multidão já tinha visto Jesus curar Bartimeu, a multidão já tinha visto a ressurreição do filho da mulher de Naim, Jesus já tinha sido tocado pela mulher do fluxo de sangue, Jesus já tinha alimentado a multidão a partir de 5 pães e 2 peixinhos. Depois de muitos presenciarem estes milagres a multidão ainda diz: “Um cobrador de impostos”, isso é demais. A multidão murmura pelo fato de Jesus se hospedar na casa de um cobrador de impostos. A multidão murmura pelo fato de Jesus ir à casa de um pecador.

No capítulo 18 Lucas fala sobre um jovem rico querendo saber o que fazer para herdar a vida eterna. Esse jovem rico sabia os mandamentos, mas não os tinha entendido. Quando Jesus disse: Vende tudo, dá aos pobres e segue-me, o jovem rico saiu triste, pois sua riqueza vinha primeiro que Deus.

Estamos diante de dois homens: Zaqueu o cobrador de impostos e o jovem rico. Esses dois tiveram a oportunidade de conhecer Jesus, um sai totalmente triste com as suas riquezas e o outro sai completamente feliz com menos da metade de suas riquezas. O jovem rico sai com suas riquezas e sem a vida eterna, Zaqueu sai sem mais da metade de seu dinheiro mas com a verdadeira alegria cravada em seu peito.

Não sei se os irmãos já perceberam, mas depois que Jesus fala com o jovem rico Jesus diz que é difícil os ricos entrarem no Reino de Deus.
Os discípulos fazem uma pergunta: “Quem pode ser salvo?” Jesus responde: Os impossíveis dos homens são possíveis pra Deus.
Na vida de Zaqueu o impossível se tornou possível.

Muitas vezes temos o desejo já dentro de nós de nos aproximarmos de Jesus, mas não queremos nos esforçar nem um pouco.

Os magos no Oriente tinham um desejo de ver Jesus e para isso andaram centenas de Quilômetros. Zaqueu tinha o desejo de ver Jesus e subiu numa árvore se passando por ridículo.

E nós, até onde estamos dispostos a ir pra ficar perto de Jesus?
Os publicanos eram uma casta especial dos pecadores. Os judeus tinham tanta raiva dos publicanos que nem os incluía na classe dos pecadores.

Com quem Zaqueu podia se relacionar? Acredito que só outro publicano e mesmo assim ele podia ter medo de ser enganado. Acredito que Zaqueu era uma pessoa solitária. Só havia alguém que Zaqueu podia se relacionar, podia jantar junto, esse alguém era Jesus.

Será que você se sente sozinho? Talvez por um erro que você tenha cometido! Talvez sua situação seja como a de Zaqueu, ninguém quer se relacionar com você.

Se você está se sentindo dessa forma, eu quero lhe dar um conselho: Faça como Zaqueu, Corra pra Jesus e o receba com alegria. Problemas vão continuar existindo, as lutas não vão deixar de vir, mas de uma coisa eu tenho certeza, sua vida nunca mais será a mesma. Você vai ter alguém com quem contar em todos os momentos. Os problemas já começaram quando ele queria ver a Jesus, foi seu tamanho, a multidão, a humilhação.

As dificuldades são colocadas em nossa vida para serem resolvidas.

Duas coisas foram transformadas na vida de Zaqueu: a primeira foi sua vida financeira, Zaqueu deu metade dos seus bens.
Zaqueu não se importou em dividir o que tinha com os necessitados.
Meus irmãos, quando temos um encontro com Cristo nós olhamos para o nosso próximo.

O segundo aspecto é ter uma vida de relacionamentos pessoais. Ele ia restitui 4 vezes aqueles que ele havia defraudado.

Eu fico imaginando Zaqueu indo devolver o dinheiro que tinha roubado, e ele foi de casa em casa.
Se fosse hoje ele pedia o número da conta e depositava, mas ele foi olho no olho dizendo eu errei e está aqui o reparo do meu dano. Não vim só pedir desculpas eu vim restituir aquilo que roubei.

Zaqueu a partir dali teve esperança, sabe por quê? Porque em Cristo nós temos esperança, Como o profeta Zacarias escreveu: EU SOU ESCRAVO DA ESPERANÇA.

Os planos de Deus são perfeitos:
- Zaqueu tinha o desejo de ver Jesus. Jesus tinha o desejo de salvar pecadores.
- Zaqueu olhou pra baixo. Jesus olhou pra cima.
Nesse texto vemos o desejo de Zaqueu ser salvo e o desejo de Jesus salvá-lo.

Parece uma ironia, mas o nome de Zaqueu significa: AQUELE QUE É JUSTO, PURO OU RETO”.

APLICAÇÃO

Podemos estar da mesma forma que Zaqueu, no meio da multidão. Mas Jesus nos conhece pelo nome. Jesus sabe o que é que precisamos e naquele momento Zaqueu precisava de um momento intimo com o salvador.

Talvez você esteja precisando de um momento assim. Talvez você esteja precisando de um momento intimo com o salvador.

Jesus pode fazer na sua vida como fez na vida de Zaqueu. Jesus pode fazer com que o impossível se torne possível.

Zaqueu foi até Jesus apressadamente e o recebeu com alegria. Você precisa fazer isso hoje. Ir a Cristo com toda pressa.

Ele aceitou o convite de Jesus e se comprometeu diante de todos a viver uma vida de um cristão, ele mudou de atitude.

Os magos no Oriente tinham um desejo de ver Jesus e para isso andaram centenas de Quilômetros. Zaqueu tinha o desejo de ver Jesus e subiu numa árvore se passando por ridículo. E você?

Deixa eu fazer uma pergunta a você: Você tem desejo de se aproximar de Jesus?

A PECADORA QUE UNGIU OS PÉS DE JESUS

A PECADORA QUE UNGIU OS PÉS DE JESUS LC 7.36-50

Introdução

Hoje encontramos nas livrarias independente de serem evangélicas ou não, até mesmo nas revistas livros e mais livros que falam do segredo da felicidade. Hoje vemos assim: 100 motivos para ser feliz, 10 exercícios para você ser feliz, Dinheiro não traz felicidade, dê-me o seu e seja feliz. Esse não é um titulo de um livro não graças a Deus.


Lucas
Conhecido como o médico amado.
Foi um companheiro do apóstolo Paulo.
A tradição nos diz que ele evangelizou no Sul da Europa e depois morreu como mártir na Grécia.


O evangelho
O evangelho de Lucas apresenta Jesus Cristo como o perfeito Homem Divino. Enquanto João trata da divindade daquele que é homem, Lucas trata da humanidade daquele que é divino.
Aqui nesse evangelho Lucas mostra a infância de Jesus até a sua fase mais madura, ele mostra Jesus tratando com pessoas de todas as classes sociais e uma grande preocupação com as pessoas de má reputação.

Ele se preocupa muito com as pessoas que eram deixadas de lado na época: Mulheres, crianças e pobres.

Lucas também mostra aqui no seu evangelho que Jesus veio trazer salvação aos pecadores mostrando que só em Jesus se pode alcançar a salvação.
É importante sabermos também que esse evangelho enfatiza muito a oração. Mostra nove orações de Jesus e várias parábolas sobre a oração.

Pra quem o livro foi escrito?
A um cristão particular chamado Teófilo e não existe dúvidas de que esse evangelho foi escrito para um grande número de leitores, como o nome Teófilo é um nome grego, indica que Lucas tinha o objetivo de atingir os gregos do mundo romano.

Lucas escreveu principalmente para os gregos.

Assim como os judeus fracassaram em obter a salvação através da Lei e das cerimônias, os gregos fracassaram em obter a salvação através da cultura e filosofia.

A educação era para os gregos o que a Lei era para os judeus.

Contexto
Esse texto está inserido quando Jesus desempenhava seu ministério na Galiléia.

O interessante é que só nesses 8 primeiros capítulos observamos Jesus lhe dando com as mulheres.
- A cura da sogra de Pedro
- A ressurreição do filho da viúva de Naim
- A cura da mulher com o fluxo de sangue
- A cura da filha de Jairo
- Jesus sendo abençoado por mulheres através de finanças

Um fariseu chamado Simão, convidou Jesus para um jantar, e Jesus, assim como Serginho não negava um jantar.

Muitos ficaram sabendo desse jantar que Jesus ia ter na casa do fariseu, dentre esses tinha uma mulher que é conhecida como a mulher pecadora, essa mulher sabendo que Jesus ia a casa do fariseu levou um vaso de alabastro com ungüento.

Uma curiosidade é que quando alguém importante ia jantar na casa de alguém, algums que não participava do jantar, ficavam ouvindo e observando tudo naquele ambiente. (pareciam paparazi)

A situação da mulher era totalmente diferente da situação que temos hoje.

A mulher não podia assumir cargo nenhum, essa mulher especificamente não tinha uma boa reputação, e ai já dificultava para ela casar-se com alguém de bem. Em Lv 27.1-8 sugere que a mulher valia apenas a metade de um homem. Os meninos eram ensinados a tomar decisões e governar sua família, já as meninas eram preparadas para casar e ter filhos. A mulher podia ser vendida pelo pai para saudar uma dívida. Houve um tempo em que as mulheres nem entravam no templo.

Ela quebrou o vaso de alabastro com um perfume de nardo puro, ai você me pergunta por que você esta dizendo que ela quebrou se aqui no texto não fala.

O alabastro é como se fosse uma porcelana, é uma pedra preciosa muito sensível, e era exatamente dessa pedra que era produzido jarros para colocar perfumes, a questão é que esses jarros não tinham tampas como hoje, esses jarros tinham um pescoção que tinha que ser quebrado para o perfume ser usado.

O ungüento era feito de nardo, nardo é uma raiz de uma planta raríssima encontrada nos montes mais altos do Himalaia. Era muito raro e muito caro.
Muita gente usava esse perfume uma vez na sua vida.
Provavelmente a mulher quebrou aquilo que ela tinha mais de valioso.

Tema: O caminho para a felicidade, você quer ser feliz?
Reconheça quem você é

A mulher reconheceu quem ela era.
Ela se humilhou aos pés de Jesus, chorando regava seus pés com lágrimas e com seus cabelos enxugava.

Ela desamarrou os cabelos, coisa que naquela cultura era uma humilhação.
Lembram quando Jesus lavou os pés dos discípulos?

Ele tomou a forma de Servo, a atitude dessa mulher mostra que ela reconhece que é indigna.
Antthoni Hoekeman em seu Livro Salvos pela Graça diz que só podemos reconhecer quão Santo e quão grande Deus é, se reconhecermos quão sujos, pecadores, nós somos.

Ela não deu a mínima para os olhares reprovadores, ela não se importou com aquelas pessoas que estavam ali, o que elas iriam falar.

Ela não se importou com as tradições humanas. Foi guiada pelo perdão.
Essa mulher estava diante de Jesus, sem máscaras, sem hipocrisia, era ela e Jesus.

Nós não gostamos de mostrar nossa fragilidade, quem realmente somos, quando nos humilhamos diante de Deus as mascaras não dão certo, elas não funcionam. Cabe a nós reconhecer quem somos, que somos pecadores e precisamos de Deus, e como o próprio Jesus falou: Sem mim, nada podeis fazer.

Somos pecadores, somos indignos de estar diante de Cristo, somos indignos do seu amor.

Simão parece que conhecia bem aquela mulher, mais com certeza não conhecia a si próprio, não tinha se encontrado.
Essa mulher procurava paz para a sua alma.

Os fariseus tentavam servir a Deus com práticas que não agradavam a Deus. Sabiam muito das escrituras, eram conhecedores da lei, e ainda por cima tentavam mostrar um comportamento irrepreensível.

Eram religiosos, mas só de aparência. Por isso Jesus critica-os várias vezes.
Eles eram advertidos quanto a orações longas, quando aos jejuns, quanto a dar esmolas.
Percebam que Jesus criticava suas práticas, mas Jesus nunca descriminou pessoas.

Reconheça quem é Jesus
Ela reconheceu quem era Jesus
Simão tinha uma visão errada de Jesus, pensou que Jesus nem sabia quem era aquela mulher.
Ele disse:

“Se fosse profeta saberia quem era essa mulher, por que ela é pecadora”.
Irmãos, estamos diante de um Deus que nos conhece, que nos criou e sabe quem realmente somos.

Ela nem precisou falar quem era Jesus pra ela, ela mostrou com suas atitudes, enquanto Simão, o fariseu o chama de Mestre. Simão estava vivendo uma falsa religiosidade.

Quando reconhecemos que somos indignos, chegamos a Jesus sem máscaras, e reconhecemos que Ele é o filho de Deus. O Senhor vai fazer o amor brotar em nosso coração.

Seus pecados foram perdoados, e Jesus diz o motivo: Ela muito amou.

Jesus falou uma parábola a respeito de dois devedores, um que devia mais e outro que devia menos. Nenhum tinha condições de pagar a dívida.

Simão se achava mais justo que a aquela mulher, não tratou Jesus como alguém importante, não deu água para lavar os pés como era de costume, não o saudou com um beijo, ele não reconheceu Jesus como devia.
A mulher não, a mulher reconheceu Jesus como Senhor, como alguém importante, especial, que perfume nenhum valia mais do que está aos pés de Jesus.

No verso 47 Jesus diz que seus pecados estão perdoados.
O interessante é que o verbo está no Indicativo perfeito passivo, que podemos chegar a duas informações:
1) É que ela já havia sido perdoada antes de acontecer o jantar, pois Deus conhece o coração e sabia do seu arrependimento bem antes de ir a casa de Simão.
2) É que Deus vendo o seu sincero arrependimento age perdoando o pecador.

A Conclusão que a bíblia nos traz é que Deus não nega Perdão ao homem quebrantado.

Perceba a diferença entre a graça de Deus e a religião

A graça de Deus não tem discriminação, a religião incrimina: Notem que Simão pensa: Se Ele soubesse quem é essa mulher?

A graça é baseada na fé. “Vai a tua fé te salvou”, a religião se baseia nas obras, é importante observarmos que a mulher não vai ao templo, ela não oferece sacrifícios, ela nem sequer fala. Ela adora, ela reconhece, ela ama.

A graça traz arrependimento, a religião traz culpa.
A graça gera amor e a religião gera crítica.

Os fariseus viviam uma falsa religiosidade, e por conta dessa falsa religiosidade Simão crítica a atitude de Jesus.

Eu tenho uma noticia que você não pode sair daqui sem fixá-la em seu coração: (Eu vou falar baixinho pra algumas pessoas não se escandalizarem) JESUS SE APROXIMA DE PECADORES.

Um incrédulo, uma pessoa que não acredita em Deus, que ninguém dá nada por ela, uma pessoa desprezada, amanha pode estar aqui conosco, jogando no mesmo time, confessando a mesma fé.

Aplicação
Será que temos dado o nosso melhor a Cristo? Lembremos que a mulher derramou aos pés de Jesus algo muito precioso.
Como tem sido o nosso culto a Deus? Será que estamos agindo mecanicamente como o fariseu?

Somos pecadores, todos nós somos pecadores, independente do pecado que cometemos, roubo, mentira, adultério, vícios. Somos pecadores.

Somos como aqueles devedores, nenhum podia pagar, portanto o valor da divida é igual. Não podemos pagar nossas dívidas em relação ao nosso pecado.

Jesus deixou bem claro que tanto a mulher quanto o fariseu eram pecadores. Com uma diferença: A mulher chorou pelos seus pecados, o fariseu se considerava justo. O fariseu continuou na Sua falsa religiosidade.

Jesus não diz que aqueles atos mereceram perdão, Não existe NADA, deixa eu repetir, Não existe NADA, literalmente NADA que possamos fazer para merecer o amor de Deus.
A diferença é que a mulher adorou, o pecador arrependido não tem alternativa, ele reconhece quem é, quem Jesus é, e adora.

O amor que essa mulher demonstrou foi uma expressão de que já havia sido perdoada.
Era a resposta diante da graça do nosso bondoso Deus.
Ela saiu feliz.

Essa mulher que Simão a chama de pecadora nos mostra o Caminho da Felicidade.
Felicidade está ligada a perdão, a amor, a um relacionamento de amizade com Deus.

Jesus despede essa mulher dizendo: Vai-te em Paz.
Os judeus tem o costume de falar “Vai em paz” para se despedir dos mortos.
Para os vivos eles dizem: “Vai para dentro da Paz”.

Hoje temos a oportunidade de reconhecermos quem somos, de reconhecermos que somos pecadores indignos do amor de Deus, e que precisamos estar dentro dessa paz.
Precisamos fazer como essa mulher, reconhecer quem Jesus é.

Se você ainda não reconheceu Jesus como Senhor, faça isso agora mesmo!

ABIGAIL E NABAL (1Sm 25)

Era tempo de Tosquia, abundância de ovelhas, tosquia tinha haver com comida. O Rei Davi junto com seus homens estavam fugindo de Saul.

Eles estavam no deserto, queriam matar sua sede, queriam comer, e ouviu falar que Nabal tosquiava suas ovelhas. Davi envia 10 moços para falarem com Nabal para enviar algo para o Rei Davi e seus companheiros.

Davi já tinha acomodados algums moços de Nabal, quando esses estiveram no Carmelo, Davi ainda diz que enquanto esses homens estiveram com ele de nada sentiram falta.
Nabal desprezou o pedido de Davi e ficou debochando.

Quando Davi recebe o recado dos seus companheiros, Davi ordena que cerca de 400 homens prepare a espada.
Nesse meio tempo um servo de Nabal diz a Abigail, esposa de Nabal, o que acontecera.
Quero começar falando dessa mulher que se chama Abigail.

ABIGAIL

Em hebraico o seu nome significa: ‘meu pai é alegria’, ‘pai da alegria’ e ‘exultação’.
A Bíblia diz que ela era sensata e formosa. Quem não queria ter uma mulher assim?
Ela mostra ser bastante cuidadosa a respeito de tudo que envolve sua casa, sua família, seu marido. Vejam como ela vigia seu marido a respeito de seus defeitos nas relações sociais. Essa é o tipo de mulher que eu chamo “reparadora de brechas”.

É muito comum hoje as mulheres não saberem dos problemas do marido no seu dia-a-dia, afinal de contas a mulher agora tem seu próprio trabalho, entendam, eu não estou criticando isso, mas precisa ficar claro que ambos temos papéis dentro de nossa família. E o cumprimento dos papeis é fundamental para o crescimento sadio da família.

Eu sei que a mulher hoje é bem mais sobrecarregada que antigamente, não tenho dúvida disso, principalmente quando se torna mãe, mas o fato da mulher não se envolver com as coisas que dizem respeito a seu marido pode trazer desgaste a sua família.

Em Pv. 14:1 diz que toda a mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derruba com as suas mãos. Notem que a Bíblia não fala que o homem sábio edifica sua casa, mas que a mulher sábia é que edifica. Pois vou lhe dizer algo com convicção, 80% do casamento se não for uma percentagem maior depende da mulher. Ela tem o jeitinho, ela sabe conversar de um jeito que homem nenhum sabe.

Como o servo a tinha dito tudo a respeito do acontecimento, Abigail essa mulher sábia, tomou pães, vinho, ovelhas, trigo, passas e figos para Davi e seus companheiros. (a Bíblia diz que foi “a toda pressa”). No caminho enquanto estava cavalgando no seu jumentinho Davi e seus homens encontram Abigail e os servos de Nabal.

Davi estava com tanta raiva de Nabal que não ia deixar nem um do sexo masculino vivo.
Abigail prostou-se, inclinou-se até a terra, foi até aos pés de Davi e disse: meu senhor, caia sobre mim a culpa, mas ouve as palavras de tua serva: Não se importe com esse homem, pois o que seu nome significa ele é (Nabal significa filho de belial, que significa “sem juízo”). Ela ainda disse: Tão certo como vive o Senhor, seja Nabal como teus inimigos e a todos que procuram te fazer mal. E não termina por ai não, ela continua dizendo: Se alguma coisa acontecer com meu senhor (Davi), a tua vida será atada no feixe dos que vivem com o Senhor, teu Deus.

Davi disse: Bendito o Deus de Israel que te enviou ao meu encontro para me impedir de derramar sangue, e Davi a despediu em paz.

Além dos presentes essa mulher sábia, reparadora de brechas foi logo depois dos seus moços com palavras de sabedoria e humildade.

Abigail era uma mulher sábia e esperou o momento certo de contar ao seu marido, estava tendo festa, pois era noite de tosquia, Nabal estava embriagado, pois Abigail nada lhe falou durante toda a noite. Ao amanhecer, o efeito da embriagues de Nabal já havia passado, ai sim ela começou a contar o que aconteceu, mesmo sabendo que poderia ter algum prejuízo. Mas vocês acham que uma mulher sábia dessa ia falar com seu marido dizendo que ele foi muito burro e quase punha tudo a perder, é lógico que não, ela foi com todo o seu jeitinho, creio eu, falando baixinho no ouvido de Nabal: Meu amor, Davi ia derramar muito sangue na nossa casa, me desculpe se fui sem sua permissão, pois você devia ter suas razões, mas eu preparei algums presentes e graças a Deus Davi desistiu de sua vingança.

Ao saber por Abigail o que havia sucedido, aterrorizado, a Bíblia diz que o seu coração amorteceu e seu coração ficou como pedra, depois de mais ou menos 10 dias o Senhor o feriu e Nabal morreu.

Abigail é registrada como uma mulher inteligente e formosa e bem sabemos que muitas mulheres olham para as outras e julgam ser a felicidade destas, fruto da beleza, da sorte, que muitas vezes, crêem não possuir.

Abigail não usou sua beleza, como talvez Bete-seba tenha usado, Abigail apenas agiu de forma sábia, em favor do seu marido, em favor daqueles da sua casa. Abigail nos mostra que a inteligência é mais importante que a beleza.

Abigail priorizou sua casa, sua família, seu marido. Ela dava valor ao que tinha. Ela sabia usar sua inteligência, era uma mulher sábia.

Nabal

Como já vimos seu nome significa “sem juízo”. Vamos ver algumas atitudes de Nabal a respeito desse acontecimento.

A Bíblia diz que Abigail era sensata e formosa, Nabal era duro e maligno.
Nabal era um homem rico, tinha terras, ovelhas, muitos servos e principalmente uma mulher fantástica, mas era um louco, não reconhecia o valor dessas coisas, não reconhecia o valor de sua mulher, não reconheceu nem o favor que Davi fez aos seus empregados.

Quando o servo dele vai falar com Abigail, ele diz pra ela que não existe ninguém que possa falar com ele, ou seja, com Nabal não existia dialogo, e se isso fosse mentira ela seria a primeira a defender seu marido. Não tinha conversa com Nabal, era o que ele queria e pronto. Todo mundo conhece alguém assim, alguém que só que estar certo, o dono da verdade, não volta atrás nunca, nunca diz: eu errei, eu tomei uma decisão precipitada.

Nabal não prezava por relacionamentos, não queria saber de amizades. Nabal não participava de nenhum grupo familiar.
Nabal morreu, o Senhor o feriu, veja como um homem rico que não sabe dar valor ao que tem acaba, veja como Nabal vai ser sempre lembrado, como UM LOUCO. Ele até hoje é lembrado como um tolo, como alguém que não deu valor a mulher, como alguém que não priorizou laços de amizades.

DAVI

Davi soube que Nabal, o sem juízo morreu, e agora aquela mulher sábia, bonita, estava sozinha. Prontamente Davi manda seus servos lhe trazerem, pois ele queria que ela fosse sua mulher.
Davi era muito é esperto, tomou Abigail como mulher e também Ainoã. Abigail era a mulher que todo homem deseja, ou pelo menos era pra desejar, eu vejo que tem alguns que parecem que não gostam de mulheres sábias.

Davi ainda não se contentou só com uma. (mas naquela época era permitido)
Abigail teve um filho com Davi chamado Quileabe.
Abigail tornou-se inseparável companheira de Davi em todas as coisas boas e más – assim como o foi para Nabal até sua morte. Da mesma forma que Abigail tratava Nabal, ela tratava Davi.
Esta admirável mulher trabalhou arduamente para que estes homens não agissem de forma impulsiva e imprudente.

Quantas mulheres hoje esqueceram o compromisso matrimonial “na alegria, na dor, na doença, na riqueza e na pobreza” estar ao lado do seu companheiro para juntos vencerem os dias maus.
E quantos de nós, homens, não damos valor a mulher que Deus colocou na nossa vida, não damos valor a pessoas que estão próximas de nós e temos a oportunidade de criar laços de amizade?
Quantos casais não estão nem ai pra fazerem novas amizades?

Que as nossas atitudes agradem a Deus, e que possamos dar valor e prioridade aquilo que tem que ser dado.

TODO DIA É DIA DE NATAL

Um menino perguntou à sua mãe enquanto olhava para o céu: "Mamãe, Deus está lá em cima?" Quando ela garantiu que sim, ele fez outra pergunta:

"Será que ele não podia colocar a cabeça pra fora só um pouquinho? Só para nós vermos como ele é?"


Muitas vezes nós temos o mesmo desejo que aquele menino expressou de uma forma tão simples e verdadeira?

Existem momentos na vida em que gostaríamos de ver, tocar e ouvir a voz de Deus como se ele fosse de carne e osso. O que o menino não entendia é que Deus já fez mais do que "colocar a cabeça para fora só um pouquinho". Enviando Jesus ao mundo ele revelou-se completamente!

Deus fez mais do que colocar a cabeça para fora do céu, ele veio pessoalmente do Céu à Terra em forma de homem. A Bíblia nos diz que "Jesus era Deus e se manifestou na carne"
A Bíblia registra: No princípio era o verbo, o verbo estava com Deus e o verbo era Deus. O verbo estava no princípio com Deus....o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.


O próprio Jesus disse isso claramente quando conversava com Filipe quando afirmou:
"Quem me vê, vê também ao Pai".


Estas são as boas novas do Natal: Deus mostrou-nos como ele é!!!!!!
Jesus é a expressão exata de Deus, nada mais nem nada menos.
Quando pararmos para celebrar o nascimento de Jesus, lembremo-nos de quem ele é.
No Natal celebramos Deus vindo até nós para mostrar o seu grande amor!


Como começou o natal?
A celebração do Natal vem antes de Jesus. Tudo começou com um antigo festival mesopotâmico que simbolizava a passagem de um ano para outro, o ZAGMUK. Para os mesopotâmios, o Ano Novo representava uma grande crise. Devido à chegada do inverno, eles acreditavam que os monstros do caos enfureciam-se e Marduk, seu principal deus, precisava derrotá-los para preservar a continuidade da vida na Terra.

O festival de Ano Novo, que durava 12 dias, era realizado para ajudar Marduk em sua batalha. A tradição dizia que o rei devia morrer no fim do ano para, ao lado de Marduk, ajudá-lo em sua luta. Para poupar o rei, um criminoso era vestido com suas roupas e tratado com todos os privilégios do monarca, sendo morto e levando todos os pecados do povo consigo. Assim, a ordem era restabelecida.

Na Mesopotâmia enfeitavam as salas para espantar os maus espíritos da escuridão. Os mesmos objetos eram usados para presentear uns aos outros.


A troca de presentes passou a simbolizar as ofertas feitas pelos três reis magos ao menino Jesus, assim como outros rituais também foram adaptados e cristianizados.

Papai Noel

A crença no Papai Noel, tem origem na Igreja Católica, como uma homenagem prestada ao padre Saint Claus, que conforme relatos, em data próxima ao natal, distribuía presentes na população. Inclusive, nos Estados Unidos, o Papai Noel é conhecido por: “Santo Claus”.
O povo deu a esse padre (papai Noel) atributos que são apenas atributos de Deus:

Árvore de Natal

Povos indo-europeus acreditavam que as árvores transmitiam uma grande energia, e eles também acreditavam que essa energia vinha da mãe natureza, por isso prestavam culto.

O carvalho era considerado a rainha das árvores, quando suas folhas caiam era porque o espírito da natureza tinha fugido, então se enfeitava o carvalho para atrair a energia novamente.
Essa árvore de natal mais moderna teve início na Alemanha no século 16, foi no século 20 que virou tradição pra nós.

Enfeites de Natal

As bolas e estrelas que enfeitam a árvore de Natal representam as primitivas pedras, maçãs ou outros elementos que no passado enfeitavam o carvalho precursor da atual árvore de Natal. Cada um desses enfeites tem em si um significado.

Antes que fossem substituídas por lâmpadas elétricas coloridas, as velas eram enfeites comuns nas árvores e simbolizam a purificação, com a chama sendo acesa como a representação de Cristo, a luz do mundo. As ferraduras são um clássico amuleto que atrai a boa sorte.

Os sinos significam júbilo. As bolas coloridas foram criadas por sopradores de vidros da Boêmia, são signos que atraem abundância.

As estrelas são anjos, o povo acreditava que cada anjo depois de um tempo vira estrela. A estrela colocada no topo da árvore faz referencia a estrela de Belém.

Será que Jesus nasceu em 25 de dezembro? Pouco provável. O inverno era chuvoso e gelado na Judéia no mês de dezembro. É improvável que os pastores passassem uma noite de dezembro em campo aberto. Mas, provavelmente o nascimento do Senhor tenha ocorrido na primavera, época, quando as noites são frescas e os pastores ficam acordados apascentando as ovelhas nos campos.

De uma coisa eu tenho convicção, para se comemorar o Natal não precisamos nada disso, precisamos é da presença do aniversariante, pois aniversário só se faz com o aniversariante presente. Natal é todo dia, todos os dias devemos comemorar o nascimento do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.