segunda-feira, 9 de março de 2009

CARACTERISTICAS DE UM CRISTÃO (Jd 1.1)

Como de costume uma grande parte das epístolas do Novo Testamento, traz a identificação do autor e sua saudação. Com Judas não é diferente.
O autor desta carta não é Judas Iscariotes, o traidor, mas Judas irmão de Tiago, Irmão do Senhor.

Essa carta foi escrita entre os anos 60-80 d. C. Mesmo período em que ocorre a morte de Paulo e a morte de Pedro.
O interessante aqui nessa carta é a semelhança que ela tem com a II carta de Pedro, são 11 citações iguais. Não sabemos se Judas usou a carta de Pedro ou se foi o contrário.

- Havia homens transformando a graça em imoralidade, homens esses que negavam a divindade de Cristo.
Esses homens eram os falsos mestres, e buscavam aprovações de homens, eles pareciam piedosos, mas na verdade não tinham nada a oferecer. Outra característica desses homens é que eles não adoravam a Deus e não eram submissos.

Judas escreve para exortar os leitores a defenderem a fé, para denunciar os pecados dos falsos mestres. Judas quer ajudar aquelas pessoas que estavam se desviando da verdadeira fé.

CARACTERÍSTICAS DE UM CRISTÃO
Judas começa falando de uma característica dele mesmo, que pode e deve ser uma de nossas características, ele diz que é SERVO DE DEUS, essa palavra literalmente significa no grego “escravo”, Judas começa falando que era um escravo de Cristo.
A mesma palavra é usada por Paulo, Tiago e Pedro, para descrever sua relação com o Senhor Jesus.
Escravo é propriedade do seu Senhor, escravo não tem vontade própria. Ou seja, nós não nos pertencemos, nós fomos comprados por um preço, o sangue de Cristo que dinheiro nenhum vale mais.

O verdadeiro crente é escravo de Cristo, trabalha apenas para agradar a seu Senhor, não para alcançar aplausos de homens. Esse tipo de servo pode até não ser reconhecido pelos homens, mas o seu dono está vendo.

Na época dos apóstolos Judas, o irmão de Jesus autor desta carta ainda não era convertido, mas agora ele se revela que é um Servo, que está a disposição de Jesus.
Vemos Paulo, Pedro, Judas Tiago se gloriando em ser SERVO de Cristo, parece que faziam questão de ser chamados de escravos de Cristo.

1. CHAMADOS
O autor do chamado é Deus, somos chamados em Deus Pai.
A idéia nesse texto de Judas é que Deus convoca a salvação aquele que ele escolheu.

Todos que ouvem a convocação de Deus e respondem são membros da Eklesia (Igreja) e recebem esse chamado de Deus.
Judas está escrevendo aos eleitos do Senhor, aqueles a quem o Senhor escolheu.
Temos que pregar a Palavra, não tenha dúvida disso, o que Jesus falou não foi uma opção, foi uma ordem. Mas não podemos negar que Deus tem os seus escolhidos.

Na nossa Confissão de Fé (Westminster) no Capítulo 17 que trata da PERSEVERANÇA DOS SANTOS. No primeiro ponto diz assim: “Os que Deus aceitou em seu bem amado, os que Ele chamou eficazmente e santificou pelo seu Espírito, não podem cair do estado da graça, nem total nem finalmente; mas com toda certeza hão de perseverar nesse estado até ao fim, e estarão eternamente salvos.
Fp 1.6; Jo 10.28-29; I Pe 1.5 e 9;

Mas o texto que eu quero provar o que a Nossa Confissão diz é: João 6.44. A palavra TROUXER no grego significa ARRASTAR, é a mesma palavra usada quando Pedro ARRASTA a sua espada para cortar a orelha de Malco. Pedro não olhou pra sua espada e disse: Espada, venha! A espada não tinha vontade própria.
Se Deus nos chamou, não existe ninguém nesse mundo que possa impedir isso, a vontade de Deus é irresistível, o que Ele quer se cumpre, porque Ele é Deus.


2. AMADOS
Esse verbo está no particípio perfeito na voz passiva. O que isso significa?
Significa que foi uma ação no passado, mas que vale ainda no presente, os resultados são permanentes.

Sabemos bem que existem na língua grega 3 tipos de amor: eros, phiilein, ágape.
EROS – Era o nome de um deus grego, descreve a sensualidade e pode descrever também uma orientação demoníaca.
As celebrações ao deus Eros estavam ligadas a prática de prostituição no templo.

PHILEIN – Era empregada para o amor entre amigos, essa palavra está incluída no nome da cidade de FILADÉLFIA, que significa “cidade do amor fraternal”. O nome dessa cidade vem da palavra grega PHILEIN junto com a palavra grega para IRMÃO que é ADELPHOS.

AGAPE – Que aqui no texto é ÊGAPEMENOIS. Essa palavra tem o seu significado desenvolvido ao longo dos tempos.
Para os gregos não tinha nenhuma ligação ao poder sobrenatural. Era usada simplesmente como uma atitude interior de uma satisfação de algo. Podia indicar até uma preferência.
Essa palavra aplica-se ao amor de um Pai pelo seu filho único.
Pois no AT a palavra foi utilizada para traduzir o conceito do amor de Deus, e essa idéia aumentou mais quando Jesus usa essa palavra.

Enquanto formos limitados não vamos conseguir medir o amor de Deus, por mais que tentemos.
Nós somos amados de Deus, somos alvos do seu amor e nada poderá nos separar desse amor, como diz Paulo: nem morte, nem vida, nem perigo, nem espada, nem anjos, nem principados, nem nada agora, nem o que virá pela frente.

3. GUARDADOS
Esse verbo está na mesma situação do verbo amar.
Judas aqui se refere à perseverança contínua com que Jesus guarda todos os que confiam nele.

O que acontece aqui é o que Paulo fala a Timóteo em II Tm 1.12 - e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.

Em I Pe1.5 diz que “SOMOS GUARDADOS PELO PODER DE DEUS, MEDIANTE A FÉ, PARA A SALVAÇÃO PREPARADA PARA REVELAR-SE NO ULTIMO DIA”. Somos guardados para alguma coisa, não somos guardados por acaso, somos guardados para Cristo Jesus, somos guardados em segurança para sua segunda vinda.

Um ponto importante aqui que não podemos esquecer é a volta de Cristo. É uma das bandeiras da Igreja Primitiva.
A Igreja Primitiva levantava duas bandeiras:
- Que Jesus era Deus, o Senhor
- Que ele ia voltar (Maranatá)
O verdadeiro crente é conservado até o dia da vinda de Cristo para participar da sua glória.
Todos os que foram eleitos por Deus vão chegar a seu destino final que é o Céu. No inferno não tem ninguém que Deus escolheu.
Deus não é injusto com ninguém, Os que são Salvos Deus age com graça, os que não são Deus age com Justiça.

Ao nosso Deus seja o louvor, a honra e a glória!

0 comentários: